Como participar do Plano Diretor PDF Imprimir E-mail
Escrito por Secretaria de Planejamento   
Ter, 05 de Julho de 2011 17:31

Você pode participar da elaboração do Plano Diretor de Colniza de várias maneiras. Primeiramente, buscando envolver seus líderes nesse processo. Diretores escolares, presidentes de bairro, líderes sindicais, presidentes de associações, líderes religiosos, todos esses desempenharão um papel muito importante na construção do Plano Diretor.

Fique atento à Agenda do Plano Diretor e caso não perceba o envolvimento de sua liderança, cobre essa participação, para que sua comunidade e seus interesses possam estar representados na criação da lei que irá determinar o futuro do seu município.

A liderança local tem o papel atuar como agente multiplicador, informando, esclarecendo e envolvendo a sua comunidade nesse processo. Esses líderes não devem aguardar passivamente o contato da coordenação técnica do Plano Diretor, mas ao contrário, devem procurar a Secretaria de Municipal de Planejamento para serem informados sobre como participar e envolver sua comunidade.

Outra forma de participar é escolhendo os delegados da Comissão de Elaboração do Plano Diretor. Essa comissão irá representar os diferentes segmentos da sociedade na análise dos problemas municipais, bem como na formulação e escolha das propostas a serem implantadas por meio da nova lei.

Vinte delegados representarão o poder público e trinta representarão a sociedade civil. A composição do quadro de delegados será feita da seguinte maneira:

  • · Poder público: 15 delegados
  1. o Poder executivo municipal: 10
  1. o Poder legislativo: 3
  1. o Poder judiciário: 2
  • · Sociedade civil: 35 delegados
  1. o Delegados microrregionais (lideranças populares/ comunitárias): 14
  1. o Empresários (setor privado): 7
  1. o Entidades do setor educacional: 4
  1. o Entidades de classe/profissionais/de trabalhadores: 4
  1. o Ongs/entidades assistenciais: 2
  1. o Entidades religiosas: 4

Cada cidadão deverá ainda participar das reuniões microrregionais para manter-se informado sobre o processo de elaboração do Plano Diretor e, não apenas isso, mas juntamente com os demais moradores da sua microrregião, discutir e definir, nessas reuniões, as propostas que o seu delegado deverá defender nas reuniões da comissão.

A internet também será um canal aberto à participação popular. Será criada uma comunidade no Orkut, um perfil no Twitter e ainda um blog do Plano Diretor. Nesses canais, você poderá expressar suas opiniões, fazer campanhas a favor ou contra a escolha de uma determinada proposta, sugerir propostas alternativas, e assim contribuir para que seja enriquecida da discussão da sociedade sobre a construção das políticas públicas do município.

Participe também das audiências públicas e fique atento às notícias sobre o Plano Diretor que circularão nos diferentes canais de comunicação. Acompanhe a agenda do Plano Diretor, participe! Você não pode ficar alheio ao processo de criação da mais importante lei do seu município; lei essa que definirá o seu futuro, o futuro da sua comunidade, dos seus filhos e dos seus netos.

DEFINIÇÃO DOS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL

  1.  Escolas públicas

A escola tem por essência a missão de educar para a cidadania. Além disso, possui um forte vínculo com as famílias, em função do convívio diário e da relação pedagógica com os estudantes. Por isso, pode tornar-se um importante agente facilitador no processo de divulgação e persuasão da comunidade, bem como na coleta de dados da leitura comunitária. Cada escola do município será convocada a atuar como parceira, desempenhado o papel de agente multiplicador e promovendo o envolvimento social.

  1. Igrejas e comunidades religiosas

Boa parte dos cidadãos colnizenses é participante de alguma comunidade religiosa. Essas comunidades costumam se congregar periodicamente em templos ou outros locais nos quais não apenas cultuam, mas também se sociabilizam e desenvolvem uma identidade comunitária. Nessas comunidades podemos encontrar lideranças para atuar como agentes multiplicadores no processo de divulgação e envolvimento da comunidade nas diferentes fases do processo de elaboração do Plano Diretor.

  1. Associações civis, setoriais, de classe e lideranças comunitárias

As associações civis, setoriais, de classe e lideranças comunitárias também serão convocadas para atuar como parceiras no processo de elaboração do PDP; desempenhado o papel de agente multiplicador e promovendo de envolvimento da social.

  1. Internet

A internet é um importante recurso para a democratização e disseminação da informação. Ela facilita o processo de participação popular e estimula a mobilização social. Por isso estarão disponíveis os seguintes canais:

  • · Blog do Plano Diretor
  • · Redes de relacionamento do Plano Diretor

E-mail do Plano Diretor: um canal de comunicação direta da população sobre a elaboração do PDP, para esclarecimentos, sugestões, etc.

Última atualização em Ter, 12 de Julho de 2011 21:25