Fonte Maior
Saúde Colniza Reduz Casos de Malária SAÚDE E SANEAMENTO
Colniza Reduz Casos de Malária
sexta, 26 de abril de 2024

No município de Colniza, o Setor de Endemia tem desempenhado um papel crucial no combate à malária ao longo dos anos. Entre 2003 e 2007, o município testemunhou os mais altos números de casos da doença, atingindo picos alarmantes em 2005, com 5.222 casos, e em 2007, com 4.930 casos registrados. Desde então, uma tendência de redução tem sido observada, embora haja alguns momentos de aumento, como em 2015, com 1.037 casos, e em 2019, com 1.441 casos. No entanto, um panorama positivo emerge entre 2020 e 2023, com uma redução impressionante de 86% nos casos, caindo de 1.133 casos em 2020 para 155 em 2023.

Apesar dessa tendência encorajadora, o município de Colniza enfrenta desafios significativos relacionados aos casos importados de outros locais, o que continua sendo uma das principais questões a serem abordadas. Essa situação demanda uma atenção redobrada e uma investigação aprofundada para entender as fontes desses casos e implementar medidas eficazes de controle.

Diante desse cenário, uma série de ações estão sendo planejadas e executadas pelo Setor de Endemia, com o total apoio da Gestão Municipal e da Secretaria de Saúde. Isso inclui iniciativas de controle vetorial, como a instalação de mosquiteiros e a realização de busca ativa de casos. A busca ativa é especialmente crucial, pois visa identificar novos casos, especialmente entre pessoas assintomáticas, reduzir o tempo para diagnóstico e tratamento adequados e interromper o ciclo de transmissão do parasita. Ao evitar a contaminação de mais mosquitos e impedir a propagação dos casos para novas áreas, espera-se reduzir ainda mais a incidência da doença.

Essas medidas refletem o compromisso contínuo da Gestão Municipal e da Secretaria de Saúde de Colniza em combater a malária e proteger a saúde de sua população. Com uma abordagem abrangente e a colaboração de diversos setores da comunidade, é possível alcançar progressos significativos na redução da incidência da doença e na melhoria da qualidade de vida dos residentes locais.

TEXTO: Anderson Silva
FOTOS: Setor de Endemias